A tribuna de Santos 29/09/2005
 Cidade terá departamento antidroga

Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2005, 07:46

Cubatão ganhará, ainda este ano, um setor que vai trabalhar na prevenção às drogas, seguindo o exemplo de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Acordo nesse sentido foi anunciado ontem entre o prefeito Clermont Castor e o presidente da Câmara, Geraldo Guedes, durante a abertura do I Seminário Municipal Antidrogas, que tem como tema Prevenir é proteger a vida.

Especialistas como Adaylton Conceição, membro do Serviço Internacional de Prevenção às Drogas da World Chamber for Human Development e Magali Hemzo, participaram do primeiro dia de debate.

Para o presidente da Câmara Geraldo Guedes, autor da proposta de criação do Departamento Antidrogas, o órgão não terá a função de combater o consumo de drogas, porque isso é tarefa que cabe a outros setores já existentes. A meta é trabalhar efetivamente na prevenção às drogas. Para isso é preciso incluir atividades afins no currículo escolar, garantir recursos específicos para o seu perfeito desenvolvimento.

Aumenta consumo
Preocupado com o aumento do consumo de drogas, Paulo Duarte, outro especialista, trouxe um dado alarmante para quem considera a questão das drogas perto de uma solução. Segundo ele, há levantamentos que apontam que 200 milhões de pessoas com idade entre 15 e 64 anos consumiram drogas no último ano e que, a cada ano, mais 15 milhões consomem algum tipo de droga.

No Bloco Cultural, o público, estimado em 200 pessoas dos mais variados setores e classes sociais, pareceu unânime em considerar que a problemática das drogas só será atenuada quando as famílias reconquistarem seus valores, quando pais e filhos ocuparem os seus lugares, cada um respeitando seus direitos e deveres numa atuação pautada pela responsabilidade.

As palestras prosseguem hoje, a partir das 9 horas. Entre os participantes está Mark Knight, representante do Departamento de Drogas dos Estados Unidos (EUA), que falará sobre o problemas das drogas naquele país.

Rua Vergueiro,1421 - 7o. and. cj 701
Paraíso - São Paulo/SP
Fone: (13) 3022.5681

Av Epitácio Pessoa, 318 altos
Santos/SP
Fone 13-3022.5681

E-mail: magali.hemzo@gmail.com
SKYPE - magali.hemzo